Desenvolvimento Humano e Social

“- De onde vem?
– Dos abismos – retrucou a Serpente, – em que mora o ouro.
– O que fulgura mais do que o ouro? – perguntou o rei.
– A luz – respondeu a Serpente.
– O que traz mais refrigério do que a luz? – perguntou o rei.
– A conversação – respondeu a Serpente.” 

Goethe em A Bela Líria e a Serpente Verde

   Para mim, a conversação é um caminho de revelação, uma arte que, quando aprimorada, pode desvelar os enigmas das questões sociais. E quando verdadeiramente vemos, profundamente transformamos o que vemos e o que vemos viceralmente nos transforma. 

   Somente com uma ciência do significado que se faz através de uma prática observacional tenho conseguido contemplar e me relacionar adequadamente com tal miríade de processos que as relações humanas me oferecem. 

Forjando uma prática inspirada pelos ensinamentos da Fenomenologia Goetheana, de Rudolf Steiner e da Não-Violência, tenho dado meu melhor servindo às pessoas assim:

Desenvolvimento Individual

Quão honrado me sinto nessa qualidade de intervenção onde juntos, um a um, podemos compartilhar e aprender juntos com os desafios que temos vivido.

Com uma abordagem observacional que ajude a revelar o fenômeno único que cada ser humano é, através de sombras, luzes e caminhos vindouros a desenvolver, tenho sido agraciado com experiências transforadoras.

Vivências

Como forma de criar novos espaços de aprendizagem, tenho oferecido vivências nas quais podemos adentrar por diferentes temas que nos proporcionem um maior conhecimento de nós mesmos, contribuindo para um fazer no mundo que faça bem.

Buscando desenvolver capacidades para um olhar vívido e sistêmico, trago nessas diversas vivências observações da natureza, exercícios artísticos e conversas profundas onde cada um possa desenvolver autonomamente o saber.

Desenvolvimento Social

Tenho conhecido organizações e grupos sofrendo diversos e profundos conflitos, fazendo com que haja menos eficácia em seus trabalhos e uma perda de sentido em  seus fazeres, um desperdício da riqueza dessas vidas.

Venho atuando com grupos de todos os setores ajudando a criar clareza e transparência nos processos que vivem. Colaborando assim para criar sentido, confiança e motivação para que seus fazeres sejam verdadeiras obras de arte ao bem.

Encontros

Qual o valor de encontros humanos? Também me maravilha poder contribuir para que encontros dos diferentes temas possam ter um desenho que propicie conversas profundas e significativas.

Com diversas dinâmicas e formatos de conversas busco apoiar conferências e congressos através de construção coletiva de saberes, tomada de decisões conscientes e criação de novas clarezas em seus movimentos e iniciativas.

Organizações com as quais tive a alegria de contribuir

Caminhos dessa abordagem que trago e me traz ao mundo

Minha prática enquanto anfitrião e facilitador do Desenvolvimento Social passou por muitas transformações ao longo da minha jornada - e continua passando.
Dentre esses matizes de cores que compõe o quadro da minha prática, permearam o Dragon Dreaming para a construção colaborativa de projetos, a Sociocracia, o Art of Hosting com a arte de anfitriar conversas significativas e o Fórum de Zegg, do qual participei da primeira formação de facilitadores no Brasil para trabalhar em confiança e transparência com grupos. Também fiz a formação do "Artistas do Invisível" com o Allan Kaplan do Proteus Initiative, trazendo uma abordagem da Fenomenologia Goetheana voltava para o campo social.
A partir desses caminhos e de um disciplinado estudo e exercitar, venho lapidando minha própria prática no mundo, que é permada por elementos de toda essa tragetória, porém que também continua em vir-a-ser, se transfornando e inovando com seus próprios desafios e obstáculos.
Hoje considero que minha prática no social busca trazer uma qualidade de observação que ela mesma é o elemento essencial para toda mudança, pois parte de uma mudança radical de consciêntização da realidade.

Quero integrar meu fazer de forma transformadora com o mundo

Vamos conversar e descobrir como fazer juntos

pral@pral.art.br

Você sabia que tudo o que faço é sustentado por pessoas que querem ver minha prática no mundo?
Leia mais na página “O Fazer Economia”, ou clique no link abaixo caso você também queira contribuir para essa prática continuar.